HORUS | Spacetech
Um salto em frente
Os humanos são criaturas extremamente curiosas por natureza, a querer ir sempre mais longe e experienciar o mundo. O Espaço é o próximo passo.
Para nós, poder conquistar o espaço é mais do que apenas um impulso de curiosidade: é uma necessidade para a sobrevivência da nossa espécie e, sim, do nosso Planeta Terra. Vamos explorar esta ideia, juntos.
Porquê tecnologia espacial?
Uma coisa de que estamos bem cientes é de que estamos extremamente vulneráveis a eventos apocalípticos como encontro com asteróides (Jupiter é frequentemente atingido por asteróides que causariam extinções em massa no nosso planeta e que são apenas detetados depois do impacto; consegues imaginar-nos a sobreviver a um impacto destes?). Este é o principal motivo pelo qual muitos acreditam que devemos tornar-nos uma espécie multi-planetária. e nós definitivamente concordamos.
Mas esta não é a única razão pela qual nos estamos a voltar para enfretar os desafios da exploração e vivência no Espaço.
Todos os dias, vemos o nosso planeta a enfrentar adversidades: causamos o caos para conseguir recursos, toneladas de desperdício para conseguir um bocadinho do que queremos, e esperamos que a natureza “lide com isso nalgumas centenas de anos”. Além disto, é muito fácil para um indivíduo dizer “porquê dar-se a tanto trabalho para ir para o espaço? Aqui estamos bem, não é preciso”. Até agora, podíamos apenas encostar-nos e deixar o planeta resolver a nossa confusão – ainda que, recentemente, tenhamos ultrapassado largamente a capacidade de recuperação da natureza. Estamos a chegar a um ponto crítico em termos de poluição e exaustão dos recursos naturais, pondo uma enorme pressão sobre a capacidade de autorregeneração da Terra.
Ligar os pontos
A urgência de nos tornarmos uma espécie multiplanetária para a sobrevivência da humanidade é real, pois estamos vulneráveis na Terra com o mínimo (ou nenhum) de sistemas de defesa planetária. Temos de chegar ao Espaço o mais breve possível. isto também significa que há cada vez mais investimento público e privado disponível para o desenvolvimento tecnológico – sendo o potencial retorno económico um motivador poderoso.
O Espaço é o derradeiro desafio; com restrições que nem sequer temos em conta aqui na Terra por ser tão mais permissiva. O Espaço é o exame mais difícil que nos vai desafiar a construir as capacidades de alcançar estes resultados nos cenários mais duros, para nos tornar capazes de os implementar em condições muito mais favoráveis aqui no nosso Planeta Terra.
Não é “ir para o Espaço em vez de cuidar da Terra”, é “ir para o Espaço para termos a certeza de que temos a mentalidade e a tecnologia capaz de cuidar da Terra”.
Volta completa
Explorar e conquistar o espaço não é uma simples caminhada no exterior, é preciso viver com um uso 100% dos recursos, onde o único recurso que entra seja energia. Não podemos depender de reabastecimentos da Terra para Marte a cada 2 semanas para sobreviver lá.
Não, não, precisamos de uma maneira de reutilizar toda a água, carbono, oxigénio, toda a matéria-prima que usarmos e recuperar tudo o que chamamos “lixo” aqui na Terra, tendo uma colónia 100% dependente de energia elétrica. Minar sem desperdício, viver sem desperdício, 100% energia limpa, tudo enquanto mantemos e crescemos uma população saudável.
É para isto que estamos a apontar: uma forma de viver autossustentável em qualquer lugar, sem desperdício ou poluição, com comida saudável, ar e água, e mais seguros do que alguma vez estivemos enquanto Humanos.
Se conseguirmos viver de forma 100% limpa no Espaço, conseguimos viver de forma 100% limpa na Terra.
CONTACTO
Inovação é resolução de problemas
Vamos trabalhar em conjunto?